Buscar
  • Luciana Lopes

Benefícios da Gestão de Processos

Como está a adequação dos processos da sua organização quanto as regulamentações, auditorias ou demandas do mercado?


A sua organização tem muitos processos, mas parece que não funcionam corretamente?


Os gerentes não tem as informações essenciais para tomada de decisões importantes relacionadas aos processos?


Seus clientes ou funcionários não têm informações sobre como são executados os principais processos?


Se você respondeu sim pra qualquer uma das perguntas ou a todas elas, talvez seja preciso identificar quais pontos dos processos precisam de melhorias, analisar mais de perto a gestão de processos do negócio para entender o que está acontecendo de errado.


A gestão de processos tem como objetivo o alinhamento dos processos às metas estratégicas de uma organização, é uma combinação de práticas centradas na geração de valor organizacional por meio de uma cultura de melhoria de processos.


Quais são os principais benefícios que você pode esperar da Gestão de Processos?


  • Produtividade: a identificação e remoção de gargalos, a eliminação de estágios desnecessários e a introdução de processo paralelo podem ser facilmente atingidos com a gestão de processos, permitindo que os funcionários tenham mais tempo para outras atividades, trazendo assim um aumento de produtividade e redução de desperdício.

  • Agilidade: Para atender aos requisitos da sua organização e as mudanças necessárias devido a regulamentações, demandas do mercado ou novas formas de trabalho, os processos podem ser facilmente personalizados. Com a gestão de processos, a organização tem a flexibilidade de fazer alterações nos processos com custos mínimos.

  • Conformidade e transparência: ao adotar a gestão de processos, os processos se tornam transparentes, visíveis aos funcionários, e também garante que a sua organização implemente os requisitos regulatórios do setor.

  • Satisfação do funcionário: a organização que pratica a gestão de processos, eliminando burocracia e reduzindo o trabalho repetitivo devido a automação dos processos, permite que os funcionários se dediquem totalmente no seu trabalho.

  • Foco no cliente: com maior produtividade e os processos mais otimizados, os funcionários terá maior capacidade e concentração nas atividades para entregar resultados certos aos clientes e partes interessadas.

  • Consistência e repetibilidade: com a gestão de processos, toda tarefa é executada da mesma forma, como foi projetado, e os problemas identificados são tratados da mesma maneira, mesmo que as pessoas mudem, devido a estes processos serem registrados em procedimentos e disponibilizados para consulta a todos envolvidos.

  • Redução de Riscos e eficiência: a organização pode ter uma redução de riscos quando se tem processos melhores projetados, executados e monitorados, sendo um resultado da gestão de processos. Com uma melhor visibilidade dos processos, é possível se concentrar nas ineficiências.

  • Mensurabilidade: com a gestão de processos é possível medir todos os processos de ponta a ponta e comparar aos resultados esperados. Se implementado com tecnologia, fornece relatórios para a tomada de decisões estratégicas.

Sem processos, sua empresa é uma bomba-relógio, propensa a erros e impossível de ser dimensionada.


6 visualizações

Fale conosco. Estamos à disposição.

Tel: +55 (11) 2193-3298

"Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"
Romanos 8:31

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn